quarta-feira, 26 de novembro de 2014

  Jogo  da Soma e Mulplicação


(Proposta Para o 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental 1)
            
Neste jogo teremos o objetivo de desenvolver a concentração, coordenação de movimentos dos braços, a percepção das cores e oferecer aos participantes a oportunidade de demonstrarem seus conhecimentos referentes aos cálculos matemáticos por meio dos números naturais nas duas operações: soma e multiplicação. Questões que estão presentes em nosso cotidiano, na qual traremos situações práticas.

Tempo estimado: 40 min.

Recursos didáticos: 1 Tabuleiro de 40 cm (plástico ou papelão), 1 dado em E.V.A grande (com dois símbolos das operações), números de 0 a 9 (2 impressões cada),  10 rolinhos de emborrachados, 1 bolinha de borracha que entre nos rolinhos e cola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Desenvolver a concentração do aluno;
·  Ativação constante de sua memória;
· Trabalhar a coordenação motora;
· Estimular o raciocínio lógico e simbólico do participante;


DESENVOLVIMENTO DO JOGO:
1º Momento: Convide duas crianças para organização das duplas;
2º Momento: Uma das crianças arremessa o dado, identificando o símbolo (deve memorizar);
3º Momento: O tabuleiro deverá ser movimentado por um dos participantes, para encaixe da bolinha; (memorizando os dois números acertados)
4º Momento: A criança deverá responder o resultado da operação (O professor (a) poderá organizar o resultado no quadro por dupla);
5º Momento: A professora marca ponto apenas para resultados corretos;

 Em seguida poderá ter a socialização de alguns erros e acertos.



REGRAS:
·         Apenas uma criança por vez dará a reposta;
·         Em caso das respostas erradas passa a vez;
·         Deverá ser dado um tempo limite para as duplas. A professora incitará as crianças para que tentem responder os cálculos propostos (tempo: 1 minuto);
·         O jogo poderá/deverá ser realizado em grupo para que os alunos interajam entre si.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Propomos que a criança nessa faixa etária desfrute da relevante estratégia, do processo, da interação, ou seja, aprendendo com o outro, já que a mesma tem uma disposição de se associar a aquele que lhe é mais próximo, contribuindo assim para seu desenvolvimento cognitivo na compreensão de conceitos e princípios matemáticos, por meio de materiais manipuláveis de forma alegre e sucinta.



REFERÊNCIAS:

BROUGÈRE. Gilles. Jogo e educação. Porto alegre: artes Médicas, 1998.

 MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p111-122_c.pdf acesso: 24 de março/2014 ás 21:30.

                                                                                                     


       ADAPTADO POR: Aline Alves, Ana Patrícia e Mariano Alves.

Proposta do  Jogo do Segredo

O jogo tem como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de alardearem seus conhecimentos referentes aos cálculos matemáticos por meio de perguntas que abordam conteúdos matemáticos já vistos em sala de aula, como: os números naturais, dúzia, dobro, triplo, unidade, dezena, centena, número antecessor/sucessor e números pares. Questões que estão presentes em nosso cotidiano, na qual traremos situações práticas. Sendo estas numa perspectiva investigativa por parte do participante. Tempo estimado: 40/50 min.

Recursos didáticos: Imagem colorida impressa no papel, emborrachado, caixa de papelão, cola quente, tesoura, cartão com perguntas e numerais grandes digitados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Levar o aluno a compreender conceitos já abordados em sala de aula;
·                  Explicitar operações matemáticas;
·                    Promover a interação na sala de aula;
·                    Promover o raciocínio lógico do participante;

DESENVOLVIMENTO DO JOGO:
1º Momento: Organização das equipes;
2º Momento: Demonstração Prática (Explicação e demonstração do jogo com suas regras, números de 4 participantes e a utilização das operações).
3º Momento: Questionamentos (Possíveis dúvidas)
4º Momento: Escolha do líder para responder (Organizando cada equipe em locais extremos)
5º Momento: A professora faz as perguntas, o grupo decide a resposta e observa se a resposta encontra-se entre as peças, a professora confirma se a resposta está correta, estando correto o grupo poderá virar a peça na mesa.
O jogo vai até o término de todas as perguntas e o êxito da montagem da imagem. Em seguida faz-se a socialização (apresentação de um dos membros da equipe participante do jogo, destacando as dificuldades e aprendizado).


REGRAS:
·         Uma criança por grupo dará a reposta (mostrando o cartão);
·         Em seguida as respostas erradas a professora pode recolher o cartão resposta;
·         Será dado um tempo limite para as equipes pela professora para que as crianças tentem responder os cálculos propostos (Ex: 30 segundos);
·         Depois das perguntas as equipes deverão se organizar para encontrar o resultado do cálculo proposto;
·         Das hipóteses propostas, outra equipe poderá ser selecionada para se fazer a conferência. Exemplo: 2 dezenas = 20 + 6 unidades = 26;
·         O jogo poderá/deverá ser realizado em grupo para que os alunos interajam entre si.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Levamos em conta que a criança nessa idade tem uma disposição de aceitar desafios propostos a ela, e que a resolução dos cálculos contribuirá para o seu desenvolvimento cognitivo na compreensão de conceitos e princípios matemáticos, sendo aqui destacada a relevante estratégia, do processo, da interação para o ensino e aprendizagem com outras crianças na tentativa do êxito dos desafios propostos. Bem como aprender de uma forma mais significativa.


REFERÊNCIAS:

BROUGÈRE. Gilles. Jogo e educação. Porto alegre: artes Médicas, 1998.

 MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p111-122_c.pdf acesso: 24 de março/2014 ás 21:30.

PNAIC, Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.

                                                                                                                              


       ADAPTADORES: Aline Alves, Ana Patrícia e Mariano Alves.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

                          Minicurso realizado por estudantes da Universidade Federal de Alagoas sobre
jogos matemáticos na escola Dênisson Menezes, no dia 19 de novembro de 2014 reuniu cerca de doze  professores do ensino fundamental l , para uma formação continuada onde os professores tiveram a oportunidade de  aprender alguns jogos  matemáticos que ajudam e auxiliam no desenvolvimento e na aprendizagem dos educandos,  uma vez que, os jogos matemáticos apresentados aos professores era basicamente vinculados aos conteúdos de multiplicação, subtração, adição, geometria e raciocínio logico. um dos jogos apresentados aos educadores foi o jogo intitulado como: Jogo da soma e da multiplicação:

                  alem do jogo da soma e multiplicação vários outros jogos foram apresentados aos professores tais como: Dominó das frações, trilha monetária, acerte e some, dominó das formas geometrísticas, jogo do segredo, entre outros. segue abaixo algumas fotos dos jogos trabalhados na formação continuada.





   logo  após a apresentação dos jogos, os professores tiveram a  oportunidade de joga-lo  de forma pratica entendendo assim que um das melhores formas de se aprender matemática é brincando, que de forma lúdica as crianças ficam mais entusiasmadas e fixam melhor os conteúdos em suas mentes. segue abaixo as fotos dos educadores jogando os jogos apresentados no minicurso. 





             legal né????? aguademn mais novidadesssss visitem nosso blog diariamente ...  foto abaixo do encerramento da formação continuada! 

.....