quarta-feira, 26 de novembro de 2014

  Jogo  da Soma e Mulplicação


(Proposta Para o 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental 1)
            
Neste jogo teremos o objetivo de desenvolver a concentração, coordenação de movimentos dos braços, a percepção das cores e oferecer aos participantes a oportunidade de demonstrarem seus conhecimentos referentes aos cálculos matemáticos por meio dos números naturais nas duas operações: soma e multiplicação. Questões que estão presentes em nosso cotidiano, na qual traremos situações práticas.

Tempo estimado: 40 min.

Recursos didáticos: 1 Tabuleiro de 40 cm (plástico ou papelão), 1 dado em E.V.A grande (com dois símbolos das operações), números de 0 a 9 (2 impressões cada),  10 rolinhos de emborrachados, 1 bolinha de borracha que entre nos rolinhos e cola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Desenvolver a concentração do aluno;
·  Ativação constante de sua memória;
· Trabalhar a coordenação motora;
· Estimular o raciocínio lógico e simbólico do participante;


DESENVOLVIMENTO DO JOGO:
1º Momento: Convide duas crianças para organização das duplas;
2º Momento: Uma das crianças arremessa o dado, identificando o símbolo (deve memorizar);
3º Momento: O tabuleiro deverá ser movimentado por um dos participantes, para encaixe da bolinha; (memorizando os dois números acertados)
4º Momento: A criança deverá responder o resultado da operação (O professor (a) poderá organizar o resultado no quadro por dupla);
5º Momento: A professora marca ponto apenas para resultados corretos;

 Em seguida poderá ter a socialização de alguns erros e acertos.



REGRAS:
·         Apenas uma criança por vez dará a reposta;
·         Em caso das respostas erradas passa a vez;
·         Deverá ser dado um tempo limite para as duplas. A professora incitará as crianças para que tentem responder os cálculos propostos (tempo: 1 minuto);
·         O jogo poderá/deverá ser realizado em grupo para que os alunos interajam entre si.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Propomos que a criança nessa faixa etária desfrute da relevante estratégia, do processo, da interação, ou seja, aprendendo com o outro, já que a mesma tem uma disposição de se associar a aquele que lhe é mais próximo, contribuindo assim para seu desenvolvimento cognitivo na compreensão de conceitos e princípios matemáticos, por meio de materiais manipuláveis de forma alegre e sucinta.



REFERÊNCIAS:

BROUGÈRE. Gilles. Jogo e educação. Porto alegre: artes Médicas, 1998.

 MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p111-122_c.pdf acesso: 24 de março/2014 ás 21:30.

                                                                                                     


       ADAPTADO POR: Aline Alves, Ana Patrícia e Mariano Alves.

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