quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Proposta do  Jogo do Segredo

O jogo tem como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de alardearem seus conhecimentos referentes aos cálculos matemáticos por meio de perguntas que abordam conteúdos matemáticos já vistos em sala de aula, como: os números naturais, dúzia, dobro, triplo, unidade, dezena, centena, número antecessor/sucessor e números pares. Questões que estão presentes em nosso cotidiano, na qual traremos situações práticas. Sendo estas numa perspectiva investigativa por parte do participante. Tempo estimado: 40/50 min.

Recursos didáticos: Imagem colorida impressa no papel, emborrachado, caixa de papelão, cola quente, tesoura, cartão com perguntas e numerais grandes digitados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Levar o aluno a compreender conceitos já abordados em sala de aula;
·                  Explicitar operações matemáticas;
·                    Promover a interação na sala de aula;
·                    Promover o raciocínio lógico do participante;

DESENVOLVIMENTO DO JOGO:
1º Momento: Organização das equipes;
2º Momento: Demonstração Prática (Explicação e demonstração do jogo com suas regras, números de 4 participantes e a utilização das operações).
3º Momento: Questionamentos (Possíveis dúvidas)
4º Momento: Escolha do líder para responder (Organizando cada equipe em locais extremos)
5º Momento: A professora faz as perguntas, o grupo decide a resposta e observa se a resposta encontra-se entre as peças, a professora confirma se a resposta está correta, estando correto o grupo poderá virar a peça na mesa.
O jogo vai até o término de todas as perguntas e o êxito da montagem da imagem. Em seguida faz-se a socialização (apresentação de um dos membros da equipe participante do jogo, destacando as dificuldades e aprendizado).


REGRAS:
·         Uma criança por grupo dará a reposta (mostrando o cartão);
·         Em seguida as respostas erradas a professora pode recolher o cartão resposta;
·         Será dado um tempo limite para as equipes pela professora para que as crianças tentem responder os cálculos propostos (Ex: 30 segundos);
·         Depois das perguntas as equipes deverão se organizar para encontrar o resultado do cálculo proposto;
·         Das hipóteses propostas, outra equipe poderá ser selecionada para se fazer a conferência. Exemplo: 2 dezenas = 20 + 6 unidades = 26;
·         O jogo poderá/deverá ser realizado em grupo para que os alunos interajam entre si.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Levamos em conta que a criança nessa idade tem uma disposição de aceitar desafios propostos a ela, e que a resolução dos cálculos contribuirá para o seu desenvolvimento cognitivo na compreensão de conceitos e princípios matemáticos, sendo aqui destacada a relevante estratégia, do processo, da interação para o ensino e aprendizagem com outras crianças na tentativa do êxito dos desafios propostos. Bem como aprender de uma forma mais significativa.


REFERÊNCIAS:

BROUGÈRE. Gilles. Jogo e educação. Porto alegre: artes Médicas, 1998.

 MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p111-122_c.pdf acesso: 24 de março/2014 ás 21:30.

PNAIC, Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.

                                                                                                                              


       ADAPTADORES: Aline Alves, Ana Patrícia e Mariano Alves.

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